Mulher vai comandar Corpo de Bombeiros de Minas Gerais pela primeira vez na história
Com 113 anos de história, corporação coloca mulher à frente de comando
Por: Redação PatosJá
Fonte: Bombeiros Militar - Lorena Teixeira
Jordana de Oliveira Figueiras Daldegan será a primeira mulher a comandar o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais pela primeira vez na história. Com 113 anos de história, a corporação mineira nunca esteve à frente de uma mulher, mas a narrativa mudou nesta quarta-feira (29).
O anúncio foi realizado pelo governador Romeu Zema durante uma reunião com o secretariado do Estado. De acordo com o governador, a escolha faz parte de uma das principais prioridades da gestão deste ano, como a atuação de mulheres em cargos de liderança da administração pública.
A coronel Jordana substituirá o coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho. Além disso, Zema agradeceu os serviços prestados pelo coronel no comando-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, assim como valorizou o trabalho fornecido pela subcomandante Daniela Lopes Rocha da Costa.
História
Com posições de destaque, como a subchefia da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior, o subcomando do 3º BBM, a chefia da Assessoria de Comunicação do CBMMG e a Diretoria de Assuntos Institucionais, a coronel Jordana sempre atuou em prol da população mineira.
Ao seu lado, o subcomando da corporação e a chefia do Estado Maior serão ocupados pelo coronel Moisés Magalhães de Souza, especialista em medidas de pronto-socorro. A data oficial para realizar a troca do comando ainda não foi definida, mas o Estado já parabenizou Jordana e Moisés pelos novos cargos.
Leia também